Nesta quinta-feira, (13), Marta fez sua estreia na Copa do Mundo Feminina contra a Austrália com uma chuteira sem patrocínios. O calçado tinha apenas dois traços, rosa e azul, símbolo do movimento Go Equal que busca a equidade salarial.
No primeiro tempo da partida, em cobrança de pênalti, Marta balançou as redes e durante a comemoração, a Rainha do Futebol Feminino, apontou para sua chuteira com o emblema que reivindica a igualdade de gênero no campo. Com o gol, a camisa 10 entrou para história como a jogadora a marcar gols em cinco copas diferentes entre homens e mulheres, além de se igualar ao alemão Miroslav Klose como os maiores artilheiros da Copa do Mundo.
Na página oficial da causa, uma postagem explica o objetivo: “Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração? Equidade é algo é algo pelo qual devemos todas e todos lugar. Afinal, somos iguais. #GoEqual pela equidade de gênero nos esportes”.
Do Adnews