O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) recebeu voto de aplauso da Câmara Municipal de Campina Grande pela realização do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”, que visa conscientizar professores, alunos e gestores acerca do combate à violência contra a mulher.
A propositura foi do vereador Anderson Maia, do PSB e foi aclamada por unanimidade. “Este é um projeto muito importante para o nosso estado, pois estimula a cultura de paz e de respeito, e a educação voltada para os direitos humanos em busca da superação da desigualdade a partir do ambiente escolar”, disse o vereador em seu requerimento.
Para a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, a iniciativa da Câmara de Vereadores de Campina Grande mostra o reconhecimento dos parlamentares ao trabalho da Ong e o compromisso com a educação para o enfrentamento da violência de gênero. “Ficamos muito felizes com este voto de aplauso dos vereadores de Campina para com o nosso projeto e percebemos que estamos no caminho certo, dando nossa contribuição para mudar esta realidade que ainda atinge tantas mulheres em nosso estado e no Brasil. A educação, sem dúvida, é o caminho para mudarmos esta situação”, afirmou.
Na sexta-feira, 14, a equipe do Cendac esteve na cidade de Patos para lançar a segunda edição do projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. O evento foi realizado na 6ª regional de ensino e contou com a palestra da psicóloga Socorro Pimentel. Além de Patos, o projeto foi lançado em Campina Grande e está sendo desenvolvido em trinta escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. A meta é atingir diretamente três mil alunos e alunas, bem como cento e quarenta educadores e educadoras, através de palestras, rodas de diálogo e oficinas.
da Assessoria