A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro iniciou o monitoramento de um novo equipamento que oferece uma chance a mulheres vítimas de agressão de se protegerem. Agora, o agressor vai receber uma tornozeleira eletrônica que enviará um sinal a um aparelho entregue à vítima sempre que ele se aproximar dela.
Agressores vão receber tornozeleira eletrônica — Foto: Reprodução/TV Globo |
A distância que vai fazer com que o dispositivo sinalize a vítima sobre a proximidade do agressor será calculada de acordo com a determinação da Justiça para cada caso. Neste primeiro momento, 20 aparelhos foram disponibilizados e duas pessoas já estão usando o equipamento.
Fernando Veloso, especialista em segurança, diz que medidas públicas ainda precisam ser tomadas em conjunto com a ação para que a responsabilidade não recaia totalmente em cima da vítima.
“É um aviso, é uma forma da mulher buscar alguma ajuda. O que o Estado não pode abrir mão é de adotar medidas públicas de prevenção, de conscientização de jovens da necessidade de respeitar o direito da mulher”, afirma Veloso.
G1/RJ