Dom Aldo, recebendo o título de cidadão cearense |
O assunto é velho. Requentado. Mas não deve jamais ser esquecido. Um escândalo dentro da Arquidiocese da Paraíba que foi acobertado pelo chefe maior da instituição na época. Dom Aldo Pagotto ficou tanto em maus lençóis que até o Papa Francisco teve de intervir pedindo sua renúncia.
Sempre que alguém lembrar de Dom Aldo é preciso agregar que ele se vestiu de verde e amarelo e foi pra rua bradar contra a corrupção, que ele se portava como o detentor da moral e dos bons costumes dos paraibanos, que ele era frequentador das rodas do alto poder do Estado, e principalmente, que ele acobertou casos de pedofilia, e que foi esse o motivo do pedido do Papa Francisco.
Por isso lembramos dele hoje. Por algum motivo, o Diário do Centro do Mundo resolveu repercutir um fato ocorrido em junho de 2018. Na ocasião, O Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, foi agraciado com o título de cidadão cearense. A notícia repercutiu pouco na Paraíba.
Hoje Dom Aldo vive em Fortaleza, mora numa residência da congregação a que ele pertence, e faz o tratamento de um câncer. Ele também não exerce, e não voltará a exercer nenhum cargo dentro da Igreja pois os processos civis e canônicos continuam.
Não sabemos a quantas andam esses processos.
Não sabemos por que o DCM resolveu postar essa notícia nesse sábado.
Mas nós ficaremos de olho.
da redação com informações do DCM