A estudante paraibana Élida Elena é a nova vice-presidente da União Nacional de Estudantes. A eleição ocorreu no 57º congresso da UNE (Conune), que aconteceu em Brasília, e teve Iago Montalvão ela à frente da chapa vencedora com 70,92% dos votos.
A gestão, que fica na direção da entidade por dois anos, é eleita de forma proporcional, através do voto dos delegados eleitos nas instituições de ensino superior. Cerca de 15 mil estudantes participaram de debates, oficinas, reuniões e plenárias no Congresso da UNE deste ano.
Outras pautas debatidas durante o evento foi a convocação de novos protestos contra os cortes orçamentários realizados pelo governo Bolsonaro na Educação para o dia 13 de agosto.
A estudante participou de um protesto no MEC na última terça-feira (16) e se deparou com confrontos policiais em frente ao Ministério da Educação. Segundo ela, os estudantes que permaneceram após o Congresso da UNE, em Brasília, foram até o MEC para protestar contra o novo projeto de Bolsonaro para a educação, chamado Future-se.
A estudante Élida Elena é do Movimento Levante Popular da Juventude, organização nacional que existe desde 2012, no qual milita já há seis anos. Ela conta que já era da executiva da UNE e que também já foi do DCE da UFPB.