Que o casamento deixa homens mais felizes e saudáveis do que as mulheres, a gente sempre soube. Tirando as exceções, os homens se beneficiam muito mais de um casamento do que as mulheres. Quando se tem uma mulher pra lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos e deixar a casa limpa todos os dias, a vida fica muito mais fácil.
Mas agora a ciência veio embasar aquilo que sempre soubemos: são os homens, em vez das mulheres, quem mais se beneficiam de caminhar até o altar.
“As evidências sugerem que o casamento é melhor para os homens, não apenas em termos de felicidade, mas também de saúde”, disse à Bloomberg o especialista em felicidade Paul Dolan, professor de Ciência Comportamental da Escola de Economia de Londres.
“Há dados que sugerem que algumas mulheres estariam melhores se ficassem solteiras, em termos de saúde e felicidade”.
Não é a primeira vez que Dolan menciona sua crença de que os homens se beneficiam mais do casamento do que as mulheres.
No festival de literatura Hay, em maio, o especialista em felicidades sugeriu que, enquanto o casamento torna os homens mais felizes e saudáveis, o oposto acontece com as esposas: “Se você é homem, provavelmente deveria se casar; se você é uma mulher, não se case”, disse ele à multidão.
Dolan continuou dizendo ao pessoal que estava no festival que o desejo de se estabelecer e começar uma família pode realmente ter um impacto negativo no bem-estar das mulheres.
No entanto, é o oposto para os homens, já que eles se beneficiam do casamento, porque se acalmam e correm menos riscos.
“O subgrupo de população mais saudável e feliz é a mulher que nunca se casou ou teve filhos”, disse ele.
“Nós temos dados longitudinais seguindo as mesmas pessoas ao longo do tempo, mas vou fazer um enorme desserviço a essa ciência e apenas dizer: se você é homem, você provavelmente deveria se casar; se você é uma mulher não se case.”
Suas visões polêmicas certamente parecem dividir as pessoas nas redes sociais.
Até certo ponto, a ciência parece apoiar a teoria do professor Dolan. Pesquisas anteriores da Universidade de Londres, da Escola de Economia de Londres e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres descobriram que as mulheres dificilmente se beneficiam em se unir com alguém.
Os resultados revelaram que as mulheres que não eram casadas não sofriam os mesmos efeitos negativos para a saúde que os homens solteiros.
E mulheres de meia-idade que nunca se casaram apresentam virtualmente a mesma chance de desenvolver síndrome metabólica – uma combinação de diabetes, pressão alta e obesidade – que as mulheres casadas.
“Não casar ou coabitar é menos prejudicial para as mulheres do que para os homens”, disse George Ploubidis, cientista da saúde da população do Instituto de Educação da UCL.
Uma pesquisa adicional com 127.545 adultos americanos descobriu que homens casados são mais saudáveis do que homens que nunca se casaram ou cujos casamentos terminaram em divórcio ou viuvez.
A ciência também sugeriu que os homens que têm parceiros conjugais vivem mais do que os homens sem cônjuges, e quanto mais tempo um homem permanece casado, maior é sua vantagem de sobrevivência sobre os não casados.
Não somos contra o casamento, muito pelo contrário. Mas antes de assinar o papel ou marcar a data na igreja, pense e planeje a vida em comum. Casamento não precisa, nem deve, ser um fardo. O peso só aparece quando a balança pesa só pra um lado, e infelizmente, esse lado ainda é o da mulher.
do Yahoo Notícias