Nesta sexta-feira é o Dia Internacional da Cerveja e para comemorar a data vamos desmistificar que ela engorda. O programa Conversa com Bial de ontem (1º) conversou com o sommelier Luís Celso Júnior, que garante que a bebida se tornou vilã das dietas sem motivos.
“A cerveja, em quantidade calórica, se equivale a um suco de laranja. O problema é que você não senta para ver futebol em casa e bebe 10 copos de suco de laranja, disse.”
A continuou: “Ela tem efeito cumulativo como qualquer outro alimento. Se você come pizza todo dia, vai engordar. Mas a cerveja é mito, ela não engorda, resumiu”.
Luís Celso explica ainda uma questão que intriga muitos: o que veio primeiro, o pão ou a cerveja? Segundo o sommelier, os dois possuem o mesmo nascimento. “A cerveja é um pão líquido. Ela alimenta. Normalmente, aonde se fazia o pão, se fazia a cerveja. São produtos irmãos de longa data”.
Ele ainda conta que a cerveja passou por reinvenção com o começo de produções artesanais nos anos 60. “É o resgate histórico de toda essa história cervejeira que a gente viveu lá atrás”.
“No final da década de 1960, tem a contracultura norte-americana mostrando que um outro comportamento é possível, um outro consumo, e revitaliza o artesanal”, concluiu.
Da Redação, com o Gshow