Um espaço de cultura, empoderamento, solidariedade e resistência que foi destruído pelo fogo e agora precisa da ajuda de todos para se reerguer. No último sábado (10), um incêndio provavelmente provocado por um curto circuito, destruiu o espaço onde funcionava o Hera Bárbara.
No último sábado, um dos casarões da praça Anthenor Navarro, coração do Centro Histórico da capital paraibana, pegou fogo. Além de casa noturna, o espaço funcionava como local aberto a parcerias, oficinas e manifestações.
De acordo com Misandri Lynn, proprietária do Hera Bárbara, o prédio tem 3 pavimentos, onde ela só alugava o térreo e o primeiro andar, e a falta de manutenção no pavimento superior pode ter provocado o incêndio. “A responsabilidade do cuidado com a rede elétrica do piso de cima é do proprietário, ou da imobiliária, mas eles se recusaram a conversar”, afirmou Misandri, lembrando que já fez contatos com advogados para discutir sobre a responsabilidade diante dos prejuízos.
Misandri Lynn, durante entrevista para uma TV local |
Sobre as reais causas, o Corpo de Bombeiros irá realizar uma perícia e a Defesa Civil também vai acompanhar o local para apurar outros danos estruturais.
Misandri calcula uma perda de cerca de R$ 30 mil, e conta com a colaboração dos amigos e frequentadores e admiradores do Centro Histórico.
Para tanto, está sendo realizada uma campanha de arrecadação virtual. As doações podem ser feitas até o dia 11 de outubro e toda ajuda será bem vinda.
“Era mais do que um local de apresentações e shows. Nosso espaço era um lugar de resistência dentro de um contexto tão autoritário e conservador que vivemos hoje”, afirmou Misandri.
Para doar, clique no link: https://www.kickante.com.br/campanhas/reconstrucao-da-hera-apos-incendio
da redação