Incentivar as mulheres a praticar esporte. Esta foi a intenção de três amigas que praticavam esportes radicais como surf e longboard. Tudo começou em 2012 com as amigas Bárbara Speck, Fernanda Bittencourt e Débora Burato. As três começaram a andar de longboard em diversos pontos de Criciúma e decidiram criar uma marca de roupa para uso próprio, mas a ideia agradou outras pessoas e assim a marca foi crescendo dia após dia.
Tudo começou com uma brincadeira que na época era para uniforme dos esportes praticados por elas, mas a brincadeira virou empreendedorismo e aos poucos foi ganhando forma. Em 2013, a marca foi registrada. Mas, alguns problemas começaram a surgir, isto porque todas elas trabalhavam e o tempo começou a ficar curto para a marca, mas Bárbara resolveu dar continuidade ao projeto.
Em 2016, ela deixou o emprego e começou a investir mais na marca com o apoio das amigas. Ela criou um site e iniciou as vendas online. Atualmente, ela possui um Showroom (espaço usado para exibir produtos) na região da Próspera, mas seu foco continua nas vendas online. “A marca foi criada para incentivar as mulheres em todos os sentidos e claro para o esporte. Nós podemos sim andar de skate, surfar e praticar a modalidade que queremos. A intenção da marca é incentivar o lado feminino no esporte e acreditamos que podemos melhorar muito ainda nisso. Existe muito preconceito com mulheres que surfam ou que andam de skate, infelizmente”, explica.
Bárbara conta que as outras meninas continuam o ajudando sendo com criação de estampas, ideias, apoio. “Recebo muito apoio de muita gente. As meninas me incentivam muito e isso faz com que eu tenha motivação para continuar”, relata.
Atualmente, além de Bárbara, seu namorado João Budny também trabalha no empreendimento. “Sou mais criação, focada nas coleções. Nós também temos as roupas em algumas lojas da região e o João consegue trabalhar na distribuição das peças, cobranças, enfim, ele me ajuda muito aqui”, pontua.
As peças da Loveboard já foram vendidas para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e também para as cidades de Santa Catarina. “Pelo site conseguimos alcançar mais pessoas. Temos a intenção de investir cada vez mais nas vendas online, com isso, alcançar mais pessoas”, afirma.
De mulheres para mulheres
As roupas são todas destinadas ao público feminino e Bárbara explica que essa sempre foi a ideia. “Queremos mostrar às mulheres que pensamos nelas. Nossa intenção é mostrar para o público feminino que não temos restrições. Podemos andar de skate, surfar e fazer qualquer esporte. Algumas pessoas acham que nós surfamos por modismo e está bem longe disso”, ressalta.
“Nunca fomos profissionais em nenhum esporte. Mas sempre gostamos de praticá-los e essa é a intenção”.
Bárbara Speck.
Além de pessoas próximas, a família de Bárbara sempre ajudou ela. “Meus pais me apoiaram muito. Quando decidi abrir o site e realmente trabalhar com a marca, meus pais conversaram comigo, explicaram que um mês seria bom e o outro . Atualmente, eles continuam me ajudando, me motivando”, lembra.
Do Engeplus