Morreu, na madrugada deste sábado (17/08/2019), Francisco Fernandes de Alencar. Ele e a mulher, Sebastiana Coelho de Matos, comoveram o país quando ficaram internados juntos, lado a lado, no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), em abril do ano passado.
Francisco, de 103 anos, não resistiu a uma hemorragia intestinal. O idoso chegou a ser levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), mas pediu para voltar para casa, onde morreu por volta das 3h.
Francisco e Sebastiana ficaram casados por 82 anos, até Sebastiana morrer, aos 101 anos, em setembro do ano passado, de enfisema pulmonar.
Quando da internação dos dois, a equipe do Hospital de Samambaia quebrou o protocolo ao deixar o casal ficar no mesmo quarto por entender que isso poderia contribuir para a melhoria do quadro de saúde deles.
Na época, Sebastiana apresentou hiperglicemia e foi internada. Francisco se recuperava de forte gripe, sentiu falta da mulher, teve problemas nos rins e acabou internado na mesma unidade. Em alas diferentes, ficavam perguntando frequentemente um pelo outro. Até que foram unidos no mesmo quarto.
As camas eram juntadas durante o dia. E à noite, por conta dos aparelhos, ficavam separadas. No hospital, os dois combinaram que “um não vai morrer sem o outro”.
O casal se conheceu em Goiás e teve que fugir para ficar junto, uma vez que a família dela não aceitava o casamento. Os dois tiveram 12 filhos, 70 netos, 45 bisnetos e oito tataranetos.
Do Metropoles