Debater sobre agroecologia, cultura e diversidade dentro do atual contexto político e social. Esse é objetivo do II Seminário de Agroecologia, Movimentos, Cultura e Diversidade (SEAGRO), que acontece no município de Picuí e encerra nesta quinta-feira (22).
Promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o evento abordou temas ligados ao meio ambiente, educação inclusiva, trabalhadoras do campo, identidade afro-brasileira e enfrentamento à LGBTfobia, que contou com a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) na mesa de debates.
Ao lado do professor Pedro Henrique da UFPB, e do ativista Ciro Caleb, a parlamentar argumentou sobre o momento atual. “Estamos numa época em que os opressores usam explicitamente a violência como instrumento de dominação e intimidação, o medo e a violência são ferramentas eficazes de dominação. Mas precisamos agir entre o medo e a certeza de que não podemos ser omissos”, afirmou a deputada.
Este ano, o evento homenageia Elizabeth Teixeira, trabalhadora rural, ativista e militante das Ligas Camponesas no estado da Paraíba, um dos movimentos mais importantes em defesa da luta pela reforma agrária e por melhores condições de vida para o homem e para a mulher do campo, composto por camponeses e por camponesas a partir de 1945.