Brigitte e Emmanue Macron. A felicidade que incomoda |
Injustamente, algumas vezes comparamos o comportamento do presidente Jair Bolsonaro com meninos de 5ª série. Pedimos desculpas aos meninos da 5ª série. Meninos na faixa dos 10 aos 12 anos conseguem ser ainda mais maduros e educados do que o presidente.
Sem resposta e sem ação diante das queimadas na Amazônia e da crítica internacional, Bolsonaro prefere se sujeitar ao ridículo. Mais uma vez.
Em guerra com o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente endossou um comentário de um internauta no Facebook, que zombava da mulher de Macron, Brigitte, 24 anos mais velha , e foi criticado nas redes sociais. A imprensa francesa também repercutiu o comentário, chamando o brasileiro de sexista.
No sábado, um seguidor postou foto dos dois casais em um post do presidente brasileiro, com a legenda: “Agora entende por que Macron persegue foi acompanhado de uma montagem: de um lado, Emmanuel Macron e sua mulher Brigitte; e, do outro, o presidente brasileiro e sua mulher, Michelle, 27 anos mais jovem.
A resposta de Bolsonaro viralizou e foi repercutida na imprensa francesa, que criticou a atitude sexista do presidente. Brigitte tem 66 anos.
O presidente francês disse que o comentário sobre Brigitte foi “triste” para os brasileiros, uma “vergonha” para as mulheres brasileiras e “extremamente desrespeitoso”. Afirmou ainda que “respeita” os brasileiros e que espera que “eles tenham muito rapidamente um presidente que se comporte à altura” do cargo. Nós também esperamos.
não humilha o cara! |
Não vamos cair na armadilha de fazer comparações entre as duas primeiras-dama. Mesmo que Michelle seja neta de traficante, sobrinha de estuprador, casada com um homem com limitações cognitivas e conviva com amigos e parentes milicianos; e que Brigitte professora de literatura do ensino médio, dá aulas de francês para imigrantes e até onde se sabe, não possui nenhum tipo de envolvimento com qualquer crime. O ponto não é esse.
O ponto é que o cargo de presidente da República requer um mínimo de decoro, coisa que Bolsonaro sempre mostrou não ter. Ao fazer piada sobre atributos físicos e a diferença de idade da primeira dama da França, o presidente conseguiu piorar uma situação que já não é das melhores.
Taty Valéria, com informações do site O Globo