olha elaaaa!!!! Parabéns Janeth! |
Dia mais que especial para Janeth Arcain. A eterna camisa 9 do basquete brasileiro entrou nesta sexta-feira (30), em Pequim, no Hall da Fama da Federação Internacional da modalidade (FIBA), honraria máxima para qualquer atleta.
Campeã Pan-Americana em 1991, Mundial em 1994, medalhista olímpica em 1996 (prata) e 2000 (bronze) com a seleção brasileira, Janeth foi o elo que uniu a genialidade de Paula e Hortência para ajudar a melhor geração do basquete feminino nacional a ter sucesso. Além das glórias com a camisa da seleção, ela foi brilhante também na WNBA, quando foi campeã com o Houston Comets entre 1997 e 2000, além de AllStar da liga em 2001.
“O sonho alimenta a alma e o esporte quando bem direcionado nos permite encontrar caminhos gloriosos. Este é um momento único e grandioso para mim. Vim de uma família pobre do subúrbio de São Paulo, sem muita perspectiva e foi o basquetebol que transformou minha vida. Trabalhei duro, muito duro. Abri mão de muita coisa nesta vida, mas meu sonho me alimentava, me impulsionava a ser melhor a cada instante. O basquetebol me deu o mais importante de tudo, os meus bons valores, como disciplina, responsabilidade, dedicação, respeito, superação, trabalho em equipe e fair play. Eu agradeço a minha mãe Rita por ter acreditado em meus sonhos e me apoiado a cada decisão.
Agradeço aos amigos, técnicos, professores, companheiras de equipe e fans por me apoiarem em todos os momentos da minha carreia. Agradeço também a todas as milhares de crianças e jovens que por meio do meu Instituto acreditam no poder transformador do esporte. E por fim, porém não menos importante agradeço a FIBA pelo reconhecimento e por me fazer estar com os melhores atletas do mundo no Hall da Fama”, escreveu a brasileira em seu Instagram.
Janeth se despediu das quadras no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007. Ela se junta, no Hall da Fama da FIBA, aos brasileiros Oscar, Amaury Pasos, Ubiratan, Paula e Hortência como atletas. Kanela, como técnico, o dirigente José Claudio dos Reis e o ex-árbitro Renato Righetto, também estão no Hall.