ONG cria banco de perucas gratuito para mulheres em tratamento quimioterápico

By 9 de setembro de 2019Brasil, Lute como uma garota

O Instituto COI, organização que promove pesquisas clínicas no campo da oncologia, inaugurou, em parceria com a ONG Cabelegria, um banco de perucas em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa, que tem como madrinha a atriz Giovanna Antonelli, possibilita que qualquer mulher em tratamento quimioterápico possa adquirir perucas sem custo.

— Não precisa de pesquisa para saber o quanto é importante o acolhimento e a autoestima para uma paciente que está tratando um câncer. O diferencial deste banco é que é possível experimentar a peruca antes de levá-la — destaca Charles Souleyman, presidente do instituto.

A previsão é atender 60 pacientes por mês. O espaço foi montado para parecer uma butique e tem diversas opções de perucas, todas feitas a partir de cabelo humano doado. Xampus e condicionadores específicos para a manutenção dos fios também são disponibilizados.

Para ter direito de escolher e levar o acessório, a mulher deve apresentar laudo médico comprovando que está em um tratamento contra o câncer.

A contadora Maria Tereza Gonçalves, de 55 anos, que trata um câncer de mama, foi uma das primeiras beneficiadas pelo Banco de Perucas. Com a cabeça raspada devido à quimioterapia, ela conta que uma peruca curta, feita de cabelo natural, custa em torno de R$ 3.800, valor que considera alto para a maioria das pessoas.

— O homem fica sem cabelo numa boa, mas a mulher, não. O cabelo é a nossa moldura. Quando você se vê completamente careca, é complicado, é triste; você chora demais. A peruca ajuda muito na autoestima — diz.

O serviço também conta com outras duas parcerias: o Banco de Lenços Flavia Flores e o Instituto Guiando Estrelas, que faz doação de turbantes.

Pode-se entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo número WhatsApp (21) 99344-5457.

do site O Globo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: