A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aderiu ao ‘Setembro Amarelo’ e iniciou as ações da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio, com a distribuição de laços com funcionários, imprensa e cidadãos que visitaram a Casa.
A Campanha contará com sessão especial, audiência pública, ações educativas, programa na TV Assembleia e panfletagem para conscientização da população, entre outras atividades. Além da campanha informativa, a sede do Poder Legislativo vai receber luzes na cor amarela para lembrar a importância da prevenção. O presidente da Casa, Adriano Galdino, ressaltou que a saúde mental é uma das maiores preocupações da saúde pública hoje, por isso a importância de destacar o tema.
“É importante que a Casa Legislativa dialogue sobre o assunto, pois a maioria das vezes, com orientação e apoio, nós conseguimos preservar vidas. Por isso, a importância da campanha e do cuidado com a saúde mental. Precisamos falar desse assunto, que ainda é um tabu para muitas pessoas, o que contribui para que ocorra muita desinformação no que se refere ao tema na sociedade”, destacou Adriano Galdino.
A data 10 de setembro é internacionalmente conhecida como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e tem como símbolo o laço do abraço na cor amarela. Por conta da data, desde 2015, entidades como o Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina, Associação Brasileira de Psiquiatria e outras instituições se envolvem em ações destinadas a dar visibilidade à prevenção.
“A campanha pretende discutir políticas públicas que vem diminuir essas tragédias que tem aumentado no país e na Paraíba. No Brasil, a cada 40 segundos acontece um suicídio e na Paraíba a cada 34 horas. Esses números precisam ser mostrados e debatidos na Casa. É um caso de saúde pública, precisamos apoiar a população e sensibilizar para diminuir esse índice”, disse o presidente da Comissão de Saúde, Doutor Érico.
A Divisão de Psicologia da ALPB vai realizar nos dias 17 e 18 deste mês, nos dois turnos, ações informativas em alguns setores da Casa Epitácio Pessoa, bem como na Escola do Legislativo, com os alunos do cursinho Pré-Enem. O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, em 2016. “Eu tenho o prazer de acompanhar o desempenho do setor de psicologia da Casa e o trabalho realizado, através da diretora Durvalina Rodrigues, tem tratado desse grande problema com bastante eficiência”, ressaltou a deputada Estela Bezerra.
com informações do portal da ALPB