Um projeto de lei do deputado Chió (Rede) quer criar uma campanha permanente de valorização das mulheres e combate ao machismo nas escolas públicas da rede estadual de ensino.
“Para implementação desta campanha, cada unidade escola criará uma equipe multidisciplinar, a qual contará com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, no propósito de promover atividades didáticas, informativas, de orientação e conscientização sobre os direitos das mulheres, bem como estimular o combate ao machismo”, justifica o projeto 938/2019.
A justificativa do projeto ainda aponta para o absurdo número de que a cada 25 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Além disso, a mulher ocupa posição subalternadas na sociedade, com oportunidades diferente, salários diferentes e quase nenhum espaço em cargo de chefia.
“A presente iniciativa objetiva contribuir no combate e prevenção a todo tipo de violência contra as mulheres, levando o debate sobre a opressão de gênero para dentro das escolas da rede pública estadual. Assim, este preconceito historicamente constituído na sociedade poderá ser repensado de forma crítica dentro do ambiente escolar”, defende o parlamentar.
O projeto foi incluído no expediente na última terça-feira e deverá ser apreciado e votado nos próximos dias.
da redação