A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei que obriga hospitais da Paraíba a realizarem exames clínicos, laboratoriais e complementares em pacientes com diagnóstico de câncer em no máximo 30 dias. A proposta é de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB).
Wilson Filho lembra que, de acordo com a Constituição Federal, a saúde é direito de todos no país. Neste sentido, o parlamentar ressalta que há grande demanda de procedimentos e intervenções gerando, desta forma, uma “fila de espera”.
Segundo o deputado, muitos pacientes portadores de câncer morrem na Paraíba sem sequer passarem por algum tipo de atendimento na rede pública de saúde. “Estes pacientes necessitam de atendimento com certa celeridade, pois, é comprovado que todos os dias as células malignas do corpo se multiplicam, atacando outros órgãos e sistemas, tornando essencial o tratamento da forma mais célere possível”, justificou Wilson Filho.
Também foi aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei 305/2019, de autoria do presidente Adriano Galdino, instituindo a Semana Estadual de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo, segundo Galdino, é conscientizar a sociedade a respeito dos riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti e intensificar ações voltadas a combatê-lo.
Da Agência ALPB