Dezesseis praias atingidas na Paraíba e 115 do Nordeste. Esse é o saldo de momento do vazamento de petróleo que atingiu praias, matou dezenas de tartarugas. A situação é crítica e tem mobilizado órgãos e instituições em busca de sanar o problema e apontar culpados.
Para quem frequenta a praia e acaba pisando no óleo, nós do Paraíba Feminina temos uma dica valiosa. Não perca tempo ensaboando e esfregando várias vezes o local atingido pelo piche. Use ÓLEO DE COZINHA para retirar facilmente o produto.
De acordo com assessoria de imprensa do Ibama, em Brasília, “o Ibama e a Marinha do Brasil estão realizando uma série de levantamentos no mar. O helicóptero do Ibama está no Nordeste, fazendo o monitoramento das áreas atingidas. O Ibama usa uma outra aeronave (de asa fixa), equipada com sensores para detecção de óleo. Até o momento, não foi identificado na superfície da água pelo avião especializado ou por imagens de satélite”, respondeu.
Até o momento, mais 70 tartarugas morreram encalhadas por conta dos danos causados pelo óleo. O estado onde mais encalharam tartarugas foi o Rio Grande do Norte. Segundo dados do Ibama, foram 22 animais marinhos. O Piauí é o segundo, com 17 encalhes. O Ceará vem com mais de 14 registros, seguido por Pernambuco.
Até aqui, quase um mês depois do desastre ambiental, Ibama e Marinha do Brasil não conseguiram identificar os responsáveis pelo derramamento do petróleo cru em oito dos nove estados do Nordeste. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, o óleo não é de origem brasileira.