Na última quarta-feira (2), a americana Melinda Gates anunciou que vai doar U$ 1 bilhão da sua fortuna para iniciativas que lutam por igualdade de gênero. Melinda é co-fundadora da Fundação Bill e Melinda Gates.
“Há muita coisa em jogo para que a gente conquiste [igualdade de gênero]. Muita gente trabalhou duro para que chegássemos onde chegamos, mas ainda há muitas possibilidades que nós não testamos ainda”, escreveu Melinda em sua coluna na revista Time. “E é por isso que, ao longo dos próximos dez anos, eu me comprometo a investir U$ 1 bilhão na expansão do poder e da influência feminina nos Estados Unidos.”
O objetivo, segundo Melinda, é ver mais mulheres no poder. “Quero ver mais mulheres tomando decisões, controlando recursos, definindo políticas e perspectivas. Eu acredito que o potencial feminino vale ser investido – e as pessoas e empresas que trabalham em prol da melhoria das vidas das mulheres, também.” Os investimentos serão feitos através da Pivotal Ventures, incubadora fundada pela empresária.
Ao longo da próxima década, os investimentos acontecerão em três frentes. A primeira, segundo Melinda, é destruir as barreiras que impedem o crescimento profissional das mulheres, dando recursos a empresas que protegem as trabalhadoras de discriminação e assédio sexual, por exemplo. A segunda focará no crescimento da presença feminina em áreas tradicionalmente masculinas, como tecnologia, engenharia e política. A terceira frente é pressioanr a reforma pela igualdade de gênero dentro de suas estruturas com a ajuda de dados. “Ainda não há informações suficientes sobre a vida das mulheres, especialmente das mulheres negras. Mais fundos ajudarão a mudar este cenário”, explica.
“A igualdade de gênero não pode esperar, e ninguém em posição de agir deve esperar também”, concluiu Melinda.
do site da revista Glamour