A Praia do Jacaré e Forte de Santa Catarina estão na lista dos imóveis da União que Bolsonaro quer privatizar. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo site Intercept Brasil e engloba uma lista com mais 220 propriedades espalhadas por mais 16 estados e o Distrito Federal.
Os dois locais ficam na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, e são bastante procurados por paraibanos e turistas, que querem conhecer um pouco da beleza do litoral paraibano, além de sua história e o belíssimo pôr-do-sol da praia fluvial. Tudo isso atualmente é usufruído por todos sem nenhum custo e, caso o plano presidencial entre em prática, empresários serão beneficiados até pelo espetáculo da natureza que nunca onerou a vida de ninguém.
O plano do presidente é transformar áreas públicas, praias, cachoeiras, lagoas e zonas de preservação ambiental em empreendimentos turísticos privados. O site teve acesso a documentos internos do Ministério do Turismo que mostram como isso está se desenvolvendo de maneira acelerada no governo de Bolsonaro — um entusiasta da criação de “Cancúns” brasileiras.
Um dos documentos é uma planilha produzida no primeiro semestre deste ano. São indicações feitas pelos governos estaduais a pedido do governo federal. Há desde prédios históricos e terrenos em locais privilegiados a parques nacionais e ilhas. Até mesmo o Pantanal está entre os alvos do governo — com 135 mil hectares, quase o tamanho da cidade de São Paulo, o parque hoje não tem infraestrutura turística alguma.
A lista será consideravelmente maior. Os outros 9 estados, entre eles São Paulo, ainda não haviam respondido ao pedido do Ministério do Turismo por áreas da União em seus territórios que seriam de interesse turístico para uma eventual concessão à iniciativa privada.