Lei Maria da Penha: Projeto de deputada quer urgência na liberação de medidas protetivas

By 17 de outubro de 2019Lute como uma garota, Machismo mata

Segue em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba um projeto que regulamenta a lei 11.340/2016, Lei Maria da Penha, em relação à aplicação de medida protetiva de urgência pela autoridade judicial ou policial, à mulher em situação de violência doméstica e familiar ou a seus dependentes.

De autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), o PLO 1041/2019 ainda propõe que a vítima seja inserida no banco de dados mantido pelo Conselho de Magistratura da Paraíba. O objetivo do projeto é regulamentar mais um dos instrumentos da Lei Maria da Penha.

“Uma das formas de coibir a violência e proteger a vítima asseguradas pela norma é a garantia de medidas protetivas. Elas são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima à Delegacia de Polícia, cabendo ao juiz determinar a execução desse mecanismo em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público”, diz a justificativa do projeto.

Com a medida protetiva, o agressor é obrigado por lei a se manter longe da vítima e até mesmo entrar em contato de qualquer forma. A medida também inclui restrição ou suspensão das visitas aos filhos menores. Apesar da importância desse mecanismo, a demora na aplicação da medida coloca em risco a integridade física e a vida das mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto irá passar pelas Comissões competentes e seguirá para votação em Plenário.

da ascom

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: