A proporção de mulheres que são donas de negócio na Paraíba é de 34% em relação aos homens, número semelhante ao nacional, que também é de 34%. É o que mostra o relatório especial “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, produzido pelo Sebrae. Neste dia 19 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, com o objetivo de incentivar as mulheres que desejam empreender, o Sebrae Paraíba aponta como superar as dificuldades apresentadas pelo mercado.
“Hoje em dia, as grandes barreiras enfrentadas pelas mulheres ainda são o preconceito de gênero, a própria autoconfiança e a jornada tripla de trabalho, porque elas trabalham também em casa, com o comando dos filhos, já que hoje ainda há o machismo da mulher tomar conta de tudo”, explica a analista do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte.
Algumas atitudes, porém, podem facilitar a vida da empreendedora: a primeira delas é fazer uma autoanálise, descobrindo o próprio talento e, portanto, o segmento em que melhor pode desenvolver suas habilidades. Feito isso, é a hora de buscar formas de colocar a ideia em prática, através de uma análise de mercado, para se ter ideia do diferencial que pode ser oferecido ao cliente.
O Sebrae Paraíba oferece, além das consultorias, que podem auxiliar na construção desse plano de negócios, uma cartela de cursos, oficinas e palestras sobre os mais variados temas para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Com a capacitação certa, portanto, é ainda mais provável que o negócio dê certo e a empreendedora se torne ‘dona de negócio’, aumentando os percentuais de 34% de mulheres em relação a homens hoje observados no estado.
Outros dados – Já o painel Empreendedorismo Feminino do Sebrae mostra também outros dados da Paraíba: 33% das mulheres exercem a atividade em seu próprio domicílio; 87% não contam com nenhum empregado; 30% delas estão entre 35 e 45 anos (a segunda maior faixa etária é a de mulheres entre 45 e 55, representando 25%); e 42% possuem como escolaridade o Ensino Médio. O relatório também aponta que a proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres – de acordo com dados de 2018, enquanto 32% dos homens empreendiam por necessidade, esse número era de 44% no grupo das mulheres.
Do Sebrae