Deputada estadual e presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, Olívia Santana (PCdoB) é um ícone na luta contra a desigualdade e uma das suas principais bandeiras tem sido discutir a sobrecarga que a mulher enfrenta em seu dia a dia, muitas vezes acumulando tripla jornada, entre elas a atividade doméstica.
“A tripla jornada sempre recai sobre a mulher. Temos que buscar a valorização do trabalho feminino, incentivar a criação de creches para que as mães possam deixar seus filhos”, enumerou a parlamentar.
Olívia Santana frisou que 43% das mulheres são chefes de família, mas não tem política pública para esta parcela população. “É preciso buscar geração de renda”, frisou, durante entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A Tarde FM, na manhã desta sexta-feira (22).
A deputada que é pré-candidata à Prefeitura de Salvador afirma que terá, entre suas metas, levar o olhar do Executivo para as comunidades da periferia. “Se eu tiver a oportunidade, de fato, de governar Salvador, quero ter um programa de governo de humanização das relações sociais, que pense estes espaços em que o nosso povo vive. Dá uma tristeza enorme ver que nossos bairros são noticiados do ponto de vista da violência”, contextualizou.
Sempre lutou contra as desigualdades sociais e as discriminações. É filha de uma empregada doméstica e de um marceneiro. Muito cedo, trabalhou de servente, merendeira, não desistiu de estudar e formou-se em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Iniciou a vida política em 1988, como presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Foi vereadora de Salvador, por 10 anos. É autora do Projeto de Lei que instituiu o 21 de janeiro, Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, a Lei do Livro e da Leitura.
Olívia foi titular da Secretária de Educação e Cultura de Salvador, ganhando destaque pela implantação do Sistema Informatizado de Matrícula, e a implantação do ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira.
Na equipe do governador Rui Costa, Olívia Santana dirigiu a secretária de Políticas para as Mulheres. Uma das suas primeiras iniciativas foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública para a implantação da Ronda Maria da Penha, de proteção às mulheres em situação de violência. É também idealizadora do projeto Mulher com a Palavra.
À frente da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia, Olívia lutou e garantiu o bom funcionamento da Rede SineBahia, ampliando suas funções com a implantação de equipes do programa Primeiro Emprego e com o lançamento do Portal Contrate Bahia. Fortaleceu o cooperativismo, a Economia Solidária e as políticas do Esporte. Defende a democracia, a liberdade de Lula e luta pela reeleição do governador Rui Costa.
Com o A Tarde