O espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’ abre, nesta quinta-feira (9), a programação do mês de Janeiro do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, que fica no Centro Histórico da Capital. A peça será encenada a partir das 19h30, com classificação livre e entrada gratuita. A programação cultural segue até o dia 30.
‘Parahyba Rio Mulher’ é uma performance que reconta o episódio de mudança do nome da cidade de João Pessoa (Parahyba), ocorrida na revolução de 1930, com base na história da professora e poetiza paraibana Anayde Beiriz, personagem que alterou os padrões da sociedade da época e, ao que indicam alguns historiadores, teve seu nome ligado ao assassinato do ex-presidente João Pessoa pelo seu envolvimento amoroso com o advogado João Duarte Dantas.
Nathália Sá, que interpreta uma das Anaydes e assina a idealização do espetáculo, explicou que a concepção e direção são coletivas. “A montagem é dividida em quatro atos, no primeiro conta a história de vida de uma mulher que foi fundamental para entendermos os rumos que nosso Estado vem tomando desde 1930”, comentou.
A importância da realização desta montagem, de acordo com Nathália Sá, reside no seu caráter performativo em que a trajetória de Anayde costura a história de vida de várias mulheres. “As que estão em cena, as que estão na plateia, suas antepassadas, mulheres do Brasil e do mundo, que se conectam por um histórico de violência e silenciamento em âmbito íntimo (pessoal) e político (público)”, acrescentou a atriz.
A performance, dramaturgia e textos do espetáculo são de Cely Farias, Jinarla Pereira, Kassandra Brandão e Natália Sá; direção musical e paisagem sonora de Jinarla Pereira, com figurino de Ana Carolina Guedes e produção executiva Gabriela Arruda.
Programação – A programação de janeiro do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora está dividida em duas etapas. Na primeira, nos dias 14 e 19 de janeiro, serão exibidos os espetáculos: Confissões, do grupo Arretado Produções Artísticas; Folia dos Reis (Cia Borandá de Teatro); As Branquelas (Grupo Cara Dupla Cia de Teatro); Ilê Ayê (Grupo: Nega Fulô) e Teatro para Bebês (A Terra do Antes).
A segunda etapa, entre 19 e 21 de janeiro, serão encenados os espetáculos: Ela Dança, Eu Danço (Cia Harmonia do Swing), Luz do Meu Erê (Cia Fuá de Terreiro) e Como Enlouquecer os Homens (Arretados Produções Artísticas), além da Feira Brechó Cultural e as atrações do projeto Ensaios.
Toda a programação é gratuita. Lembrando que todas as ações culturais da Casa da Pólvora integra o projeto AnimaCentro, realizado em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Espetáculo: Parahyba Rio Mulher
Hora: 19h30
Entrada gratuita
Classificação: Livre
SECOM/JP