Um vídeo que circula pelas redes sociais tem chamado a atenção das pessoas pelo truculência. Nele, aparece um rapaz algemado sendo agredido por agentes da Guarda Metropolitana de Cabedelo. As pessoas têm considerado que a ação foi excessivamente violenta, uma vez que o suspeito já se encontrava imobilizado.
De acordo com informações recebidas pelo Paraíba Feminina, o fato aconteceu na última segunda-feira (27), no Mercado Público Municipal. O rapaz, que não conseguimos saber o nome mas sabemos que é homossexual, estaria provocando desordem no Mercado, inclusive ameaçando algumas pessoas. Não conseguimos apurar os motivos dele, ou se houve algum fato que o levasse ao descontrole.
A Guarda Metropolitana foi chamada e o rapaz, preso. A partir daí, é possível ver no vídeo que, apesar de já estar algemado, o rapaz continua alterado e sofre agressões dos agentes.
Ao assistir o vídeo, é possível ouvir a voz de populares afirmando que ele estaria roubando, apesar da nota da Secretaria de Segurança Municipal não citar essa acusação. “Só presta assim, pau mesmo!”
Acompanhe a nota da Secretaria, republicada na íntegra:
“O comando da Secretaria de segurança municipal vem a público esclarecer que, diante de um vídeo veiculado em rede social, onde supostamente, um Guarda Metropolitano estaria cometendo excesso no decorrer do atendimento a uma ocorrência, está adotando todas as providências necessárias à apuração das circunstâncias em que a ação aconteceu.
A ocorrência em destaque teve início com a solicitação de funcionários do município no dia 27/01/2020, por volta das 14h, em que um homem estaria ameaçando a integridade física dos populares, fazendo gritaria e ameaçando esfaquear funcionários, conforme boletim de ocorrência registrado na 7ªDD desta comarca (Cabedelo/PB).
A guarnição saiu em diligência, encontrando o acusado no interior do mercado público, constatando que o homem estava bastante agitado e barulhento, sem atender às orientações dos agentes e os agredindo moral e fisicamente, sendo necessária uma intervenção inicial por meio da verbalização e advertência para que se acalmasse.
Passados alguns minutos, houve necessidade de nova intervenção policial, pois o homem, ao ser conduzido à polícia judiciária, resistiu à ação, chegando a cuspir em um dos agentes de segurança municipal, fatos presenciados pelos populares presentes, culminando na ação veiculada no vídeo em questão. A ação do acusado, posteriormente se estendeu aos agentes da polícia civil, o qual continuou a proferir palavras de baixo calão e tentativa de agressão física.
Desde o conhecimento dos fatos, o Comando da Guarda Municipal do Município já determinou a abertura do procedimento para apuração disciplinar do agente em fulcro, a fim de esclarecer o ocorrido e apurar responsabilidades.
Caso este procedimento administrativo apure qualquer desvio de conduta ou ação inadequada às providências legais serão adotadas.
Esclarecemos ainda que nossa missão legal tem por finalidade, a garantia da paz social e a Preservação da Ordem Pública, e a isso somos fiéis e dedicados. Ressaltamos que a instituição não compactua com desvios de condutas de qualquer um dos seus integrantes.
Somos uma das poucas instituições da região adequadas às competências instituídas pela legislação federal, agindo na diminuição da criminalidade na circunscrição do município, nos dedicando diuturnamente para servir e proteger a todos, e reafirmamos esse compromisso.
Cabedelo, 28 de janeiro de 2020
Isaias Vieira dos Santos
Secretário de Segurança do Município
Comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo
Taty Valéria