A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia nos próximos dias uma campanha com o objetivo de combater o assédio, especialmente neste período carnavalesco. Focada no empoderamento e respeito ao espaço e ao corpo das mulheres, a campanha será veiculada em rádios, TV’s e internet, além de distribuição de material impresso.
O propósito da iniciativa é empoderar as mulheres sobre seus direitos e alertar ao público masculino sobre a situação criminosa que é o assédio, seja ele de qualquer tipo.
Os casos de violência sexual contra mulheres registrados pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) durante o Carnaval de aumentam cerca de 80% durante o período de Carnaval. Em 2019, houve um aumento de 20% de denúncias em relação ao ano anterior. Números que mostram a necessidade e a importância de realizar campanhas sérias, educativas, e que possam atingir o objetivo de conscientizar as mulheres sobre seus direitos, e os homens sobre seus limites.
Desde que voltou a presidir o Poder Legislativo Paraibano que o deputado Adriano Galdino tem se preocupado na defesa dos direitos das mulheres. A pauta também é foco de debate e produção de matérias das deputadas Camila Toscano, presidente da Comissão da Mulher, Cida Ramos e Estela Bezerra. Até deputados da ala mais conservadora como Cabo Gilberto e Walber Virgulino também produzem conteúdo que visam combater a violência e salvaguardar o bem-estar das mulheres.
da redação