Fortalecer a rede de proteção das mulheres e potencializar o debate e o combate à violência doméstica. Esses são os objetivos da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba para este ano de 2020. Presidido pela deputada Camila Toscano, este grupo de trabalho dos deputados têm engrossado o leque de iniciativas que colaboram para o empoderamento feminino e produzir leis que defendam o bem-estar e direito das mulheres.
“Estamos promovendo diversas atividades. Estamos participando da campanha contra o assédio neste período de carnaval, tem vários projetos de lei em tramitação como um sancionado hoje em que
a mulher que perdem seus filhos natimortos têm direito a um leito separado das outras mães”, resumiu a parlamentar em entrevista ao Paraíba Feminina nesta quarta-feira (12).
Campanha contra assédio
A ALPB vai iniciar nos próximos dias uma campanha com o objetivo de combater o assédio, especialmente neste período carnavalesco. Focada no empoderamento e respeito ao espaço e ao corpo das mulheres, a campanha será veiculada em rádios, TV’s e internet, além de distribuição de material impresso.
O propósito da iniciativa é empoderar as mulheres sobre seus direitos e alertar ao público masculino sobre a situação criminosa que é o assédio, seja ele de qualquer tipo.
Os casos de violência sexual contra mulheres registrados pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) durante o Carnaval de aumentam cerca de 80% durante o período de Carnaval. Em 2019, houve um aumento de 20% de denúncias em relação ao ano anterior. Números que mostram a necessidade e a importância de realizar campanhas sérias, educativas, e que possam atingir o objetivo de conscientizar as mulheres sobre seus direitos, e os homens sobre seus limites.
da redação