O Carnaval já começou!
Pra algumas meninas essa é a melhor época do ano. Fantasia, música, festa, gente, beijo na boca e o que vier mais pela frente. São aqueles quatro dias mágicos que podemos esquecer (um pouco) de toda a realidade cruel desse país.
Mas não podemos esquecer que o Carnaval é um ambiente bem vulnerável pra violências e assédios. Então, vamos passar umas dicas de como nos proteger e proteger nossas irmãs.
1. Ande sempre acompanhada (com suas amigas e/ou conhecidas)
Nunca ande sozinha, fique sempre em grupo. Combine com as amigas pra chegarem e, na medida do possível, saírem juntas. Atacar mulheres que estão em grupo é bem mais dificil.
2. Em APPs de carro, compartilhe a corrida com as amigas
Se vocês forem embora em momentos diferentes da festa, é importante que compartilhem a corrida com alguém. Envie print dos dados da corrida para suas amigas e para pessoas de casa, assim todos saberão onde você está, com quem está e a que horas chegará. Dito isso, em caso de emergência, atitudes poderão ser tomadas. Dividir a viagem com suas colegas também é uma boa ideia. E avisem quando chegarem em casa!
3. Se a química rolar com um crush (pode acontecer) e você for embora com ele, avise suas amigas!
Mostrem a cara do moço, digam o nome dele. Carnaval é muito louco, mas é importante que suas amigas saibam com quem você saiu e que está segura.
4. Não se afaste das suas amigas por conta de um boy.
É tentadora a ideia de se “esconder” num cantinho e dar uns beijos na boca, mas só faça isso se o cara for conhecido já. Jamais com um estranho. Já pensou no que pode te acontecer estando afastada? Melhor não arriscar.
5. Se perceber que alguém está sofrendo assédio ou corre o risco de sofrer alguma violência, junte-se a ela!
Tá vendo a menina ser cercada? Assediada? Tá vendo que ela tá sozinha? Chegue junto! Junte suas amigas ao redor dela. Juntas somos mais fortes e isso vale pra o Carnaval também. Isso vale inclusive pra o caso de você ver uma garota sozinha no meio do bloco. Chamem ela pra ficar com seu grupo.
6. Leve sempre seus documentos (RG, CPF etc.)
Andar com os documentos é sempre bom caso precise registrar boletim de ocorrência ou se sofrer algum tipo de acidente. Uma dica que eu dou é usar a habilitação que tá vencida. Não vai fazer falta se você perder, e serve como documento de identificação. (mas pelo amor da deusa, não vá dirigir com a habilitação vencida! Mas o ideal é deixar o carro em casa)
7. Cuide das amigas que beberam demais
Na verdade não é pra deixar ninguém sozinha, mas se alguma amiga começar a passar do ponto, o cuidado tem que ser redobrado!
8. Dê preferência por andar em locais com bastante movimento e iluminação
Prestem atenção a carros/vans paradas em locais estranhos, sem iluminação, como vielas, becos etc. Não chegue perto de carros sozinha!
9. Ative e envie a sua localização pelo celular pra alguém de confiança em casa
Existem algum aplicativos que rastreiam a sua localização, como o bSafe. Ativando o GPS do seu celular, ele acompanha todo o seu trajeto desde sua casa até o seu destino. Nele, você cadastra 3 contatos para acionar caso esteja em perigo.
10. Não beba em copos estranhos e jamais deixe seu copo vulnerável
Aquela dica básica que sua mãe sempre dizia: não beba no copo de estranhos! Se preferir ficar 100% segura, leve uma garrafinha própria.
E se precisar, chame a polícia! Disque 180!
Carnaval serve pra deixar lembranças boas.
Curta o seu e se cuide!
Taty Valéria