Uma redução de mais de 50% nos flagrantes de violência contra a mulher em João Pessoa foi registrada pela Delegacia de Mulher no comparativo entre os meses de fevereiro e março, quando começou a quarentena para reduzir o contágio do coronavírus.
O levantamento revela que entre os dias 12 e 24 de fevereiro foram registradas 11 flagrantes de violência doméstica, enquanto que no mesmo período deste mês foram feitos cinco flagrantes.
Já publicamos aqui que este período de isolamento social poderia aumentar muitos os casos de violência doméstica. Essa tese pode até está ocorrendo em todo o mundo, mas aqui em João Pessoa tanto os flagrantes quanto as ocorrências apresentaram uma queda.
Foram 70 ocorrências registradas nas datas do levantamento no mês passado, contra 65 nos 12 dias analisados este mês. O número representa uma queda de pouco mais de 7%, mas já é um bom sinal perante as previsões de aumento assombroso deste tipo de registro.
Lembrando que esses são dados oficiais e sabemos do medo de muitas mulheres em denunciarem seus companheiros e/ou parentes que cometem o crime de violência doméstica. Perder o medo é o primeiro passo para se libertar desses criminosos. Denuncie. Ligue 180 e se liberte de quem te faz mal.