O Hospital Napoleão Laureano, referência em atendimento e tratamento de pacientes com câncer na Paraíba, chegou a anunciar preocupação com a escassez dos equipamentos para os profissionais de saúde (EPIs) no mercado devido a pandemia do novo coronavírus.
O impacto foi reduzido com a doação de 1000 máscaras produzidas pelas detentas do projeto Castelo de Bonecas, da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa.
De acordo com a diretora da unidade, Cinthya Almeida, a confecção das bonecas foram suspensas temporariamente para se dedicarem exclusivamente na fabricação de máscaras. “Inicialmente estamos atendendo o consumo interno, mas diante da necessidade do Hospital Napoleão Laureano, o Secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, se sensibilizou e autorizou a doação. As detentas também ficaram muito emocionadas e felizes em poder colaborar, assim como os policiais penais”, comentou a diretora.
Diante da situação de emergência, ainda durante o último fim de semana, costureiras do próprio hospital conseguiram produzir aproximadamente 350 máscaras. A quantidade necessária para um mês é de 15 mil máscaras cirúrgicas e 300 máscaras N95, que são máscaras com respiradores de filtro de carvão.
da assessoria do Hospital Napoleão Laureano