DENÚNCIA – Machismo, abusos e negligência de um médico na maior maternidade de Campina Grande

By 3 de agosto de 2020Machismo mata

Ganhou as redes sociais neste domingo (2), o relato de uma médica paraibana sobre as atitudes abusivas de um “colega” anestesista  durante o plantão no Isea- maior maternidade pública de Campina Grande. A médica obstetra Melânia Amorim, fez um relato em suas redes sociais, que pode ser conferido aqui. Nas falas, Melânia deixa claro que essa não é a primeira vez que o médico tem atitudes grosseiras, machistas e desrespeitosas com médicas, enfermeiras e pacientes.

Em conversa com o Paraíba Feminina, ela afirmou que o médico chegou a ser afastado da unidade em outra ocasião, e pelo mesmo motivo: “É recorrente a postura de negligência com pacientes e de falta de postura profissional, especialmente com as profissionais mulheres. Até o tom de voz muda quando ele trata com outros médicos”, afirma a médica, referência internacional no parto humanizado.

Melânia Amorim – “não tenho medo de homem, nem de cara feia”

Um Boletim de Ocorrência Online foi registrado, inclusive com o pedido de medida protetiva.

Um abaixo assinado por 68 médicas faz parte da denúncia que será encaminhada ainda nesta segunda-feira (3) ao CRM-PB, à direção do ISEA e à Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de afastar o médico de suas funções na unidade, e garantir a integridade física das profissionais, incluindo o reforço na segurança do ISEA.

Melânia ainda afirma que esse é um movimento feito por mulheres, e mesmo com o apoio dos colegas homens. “O apoio dos colegas é importante, mas esse protagonismo é nosso. Nossa denúncia é forte e justa, não podemos mais permitir  esse tipo de comportamento e de tratamento”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar as denúncias.

NOTA – Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece que abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar as denúncias feitas por profissionais médicas do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) acerca de declarações preconceituosas, misóginas, difamatórias e injuriosas proferidas por um médico da maternidade.

A Direção do Isea já ouviu todas as profissionais que foram vítimas, instaurou o procedimento, acionou o Comitê de Ética e vai informar o Conselho Regional de Medicina.

A Secretaria Municipal de Saúde exige o máximo respeito a todos os profissionais de quaisquer áreas e atribuições em qualquer unidade do serviço público municipal de saúde e rechaça todo tipo de assédio, bem como repudia veementemente qualquer natureza de comentário ou discurso que inferiorize profissionais, sobretudo por questões de gênero.

Por fim, a Secretaria de Saúde orienta que outras profissionais que por ventura se sentiram ofendidas, minorizadas ou que presenciaram ou testemunharam qualquer situação dessa natureza, procurem a Direção do Isea para informar sobre a prática.

 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: