Morreu na manhã de segunda-feira (24), em São Paulo, a ex-apresentadora de TV Xênia Bier, aos 85 anos. A jornalista e atriz enfrentava o Mal de Alzheimer havia dois anos e faleceu após meses de internação em uma clínica particular da capital paulista, segundo a filha, Dani Barreto.
Xênia Bier ficou conhecida nos anos 80 ao apresentar programas femininos em várias emissoras de TV. Ao longo da carreira, participou do programa “TV Mulher”, entre 1981 e 1984, na TV Globo, o “Mulher 88”, na antiga TV Manchete, “Xênia e você”, na TV Bandeirantes, além do programa “Mulheres”, da TV Gazeta, ao lado de Ione Borges.
Nascida na capital paulista em 1935, Xênia foi batizada com o nome de Vilma Barreto. Além de jornalista, também fez novelas na TV Cultura de SP, onde participou como atriz de produções como “Escrava do silêncio”, “As professorinhas” e “O moço loiro”, onde começou a carreira.
Segundo a filha, Dani Barreto, o corpo da mãe será cremado, a pedido da própria Xênia, em cerimônia íntima, só com a presença de parentes.
Assumidamente feminista, nos últimos anos Xênia Bier escrevia crônicas sobre o cotidiano da vida das mulheres para a revista Ana Maria, da editora Abril. A editora da revista, Karla Precioso, afirmou que a apresentadora foi grande voz da igualdade feminina.
“Xênia sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. Forte, decidida, segura, empoderada, sua voz sempre ecoou fortemente a favor da igualdade feminina. Dona de uma personalidade forte, de uma inteligência ímpar e sem papas na língua, ela permanecerá para sempre em nossa memória como um exemplo e grande inspiração a todas nós. Descanse em paz”, afirmou a jornalista Karla Precioso.