Afogamento de criança em praia de João Pessoa traz à tona tristes números e cuidados que devemos ter com os pequenos

By 31 de agosto de 2020Paraiba

imagem ilustrativa

Uma menina de dez anos está internada em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa depois de um afogamento na Praia do Sol, na capital, que aconteceu neste domingo (30). Não há informações de como a criança teria se afogado.

Estiveram no local a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu e o Grupamento Tático Aéreo, que ajudou a fazer o resgate e o socorro da criança. A menina chegou estabilizada na unidade de saúde, mas segue internada em estado grave.

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, o afogamento é a segunda maior causa de mortes dentre crianças de 0 a 4 anos. Mais perigosa para crianças do que a praia, os afogamentos em piscinas correspondem a 52% das mortes entre crianças de 1 a 9 anos de idade.

O levantamento também aponta que a cada 2 dias, uma criança morre afogada em acidentes domésticos (piscinas, baldes, bacias e tonéis de armazenamento de água), e para crianças com mais de 10 anos, o perigo são naturais: rios, açudes e praias.

Mesmo que seu filho já saiba nadar, é importante ter cuidado. “É muito comum em feriados de carnaval acidentes de afogamento, em piscinas, lagos, praia. É importante ter um olhar muito atento à criança, pois o risco de afogamentos aumenta, mesmo com muitas pessoas no ambiente. Cerca de 70% dos afogamentos acontecem ao lado de um adulto. Por isso, é extremamente importante ter um responsável com um olhar mais atento”, diz a pediatra e educadora parental, Loretta Campos.

da redação, com informações do G1/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: