Paraíba Feminina entrevista pré-candidatas do segmento feminista: Gregória Benário

By 9 de setembro de 2020Politica

Dando continuidade à uma série de entrevistas com pré-candidaturas alinhadas com o bem coletivo e com uma visão política inclusiva, cidadã e participativa, vamos conhecer mulheres pré-candidatas à Câmaras Municipais e que tenham atuação no campo feminista.

 

Gregória Benário

Gregória Benário sempre foi próxima dos movimento sociais na Paraíba e desde 2004, faz parte do movimento feminista, advogada de formação, atuou também em comissões de direitos humanos na área. Desde então, vem contribuindo em gestões públicas para a devida aplicação da Lei Maria da Penha e advogando na defesa de mulheres em situação de violência doméstica. Por entender a necessidade do empoderamento feminino nos espaços políticos, se filiou ao PC do B, partido que faz parte há 10 anos.

 

 

Por que você decidiu concorrer à uma vaga na Câmara Municipal?

A decisão de concorrer em processo eleitoral não partiu da minha pessoa. O partido sempre conversou comigo sobre a importância de representatividade feminina nestes espaços e sempre tive resistência. Mas com o trabalho que desenvolvemos e com a lacuna gritante da falta de mulheres nas câmaras municipais, o coletivo a qual faço parte me ajudou a entender que é preciso mover-se. É uma decisão de várias mentes que acreditam num outro modelo de política, com equidade. Por isto, encaro esta missão, como voz para tantas vozes silenciadas.

 

Na sua opinião, qual a importância de ter uma mulher feminista ocupando um espaço de poder?

Ter mulheres feministas ocupando um espaço de poder é mais do que necessário. Infelizmente, o histórico de mulheres neste espaço além de poucos, muitas vezes estavam para dar continuidade ao patriarcado. Por isto, ter feministas é ter o diferencial com perspectiva de transformação social.

 

Dentro da sua trajetória, quais as maiores dificuldades que você encontrou até se firmar pré-candidata?

A maior dificuldade ainda é o machismo. Mulher, jovem na política é vista, na maioria da vezes, com vários adjetivos secundários, menos como um ser que discute assuntos políticos. Capaz de pensar em economia, desenvolvimento social, etc.

 

 Quais são suas principais bandeiras de luta, e como pretende trazer essas pautas para o trabalho na Câmara Municipal?

Minhas principais bandeiras de luta estão na defesa da diversidade e da pluralidade, como também numa cidade mais sustentável, viável para todos. Pretendemos dialogar na perspectiva de projetos de lei de alto impacto para a pessoas de João Pessoa. Que de fato melhorem a vida de todos.

 

Saiba mais sobre Gregória Benário em seu perfil: @gregoriabenario

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: