Paraíba Feminina entrevista pré-candidatas do segmento LGBTQ+: Ciara Lins

By 10 de setembro de 2020Politica

Nossa série de entrevistas com pré-candidaturas feministas e LGBTQI+ segue firme e hoje temos mais um nome para apresentar:

 

Ciara Lins

Ciara Lins é mulher trans, natural de Monteiro, nascida e criada na agricultura. Começou a trabalhar aos 8 anos de idade na agricultura e desde então, vem ajudando não só a família, mas todos aos seu redor. Já trabalhou como cozinheira e recolhendo material para reciclagem, atividade que nunca a envergonhou. Assim como toda a população LGBT que é nascida e criada no interior do país, sofreu preconceitos e humilhações desde à escola, fato que a fez abandonar os estudos, também passou por períodos de rejeição social e depressão. Apesar de tantas dores, se considera uma pessoa forte e determinada. Militante social desde muito cedo, Ciara sempre lutou pelo bem da comunidade, e agora, filiada ao PT, se apresenta com pré-candidata à Câmara Municipal de Monteiro, cariri paraibano.

 

Por que você decidiu concorrer à uma vaga na Câmara Municipal?

Decidi concorrer uma vaga na Câmara por entender de política, e como esse contexto deve ser melhorado. Aqui na cidade, o poder se perpetua entre os mesmos nomes, sem nenhum projeto que beneficie a população. Eles não aparecem na mídia, ficam calados enriquecendo, seus filhos fazendo boas faculdades… Isso tem que mudar! Tem que entrar uma pessoa que realmente é do povo, que sabe o que o povo quer e precisa. Precisamos abrir os olhos aos novos nomes, que querem uma mudança. A Câmara Municipal precisa de uma reinvenção, com pessoas jovens, com sonhos, atitudes e projetos para a comunidade, que entrem pra somar e fazer a diferença. Passei muita coisa na minha vida e não tenho mais medo. Só quem sabe o que é superação, compreende a dimensão do que é enfrentar a política na minha cidade. Além do mais, passamos por um momento muito difícil no Brasil, mas precisamos ter fé e esperança.

 

Parlamentares com perfil LGBT ainda são raras exceções. Como pretende lidar com a homofobia institucional, especialmente num cenário político cada vez mais conservador?

A politica não só de Monteiro, mas de todo cariri paraibano, é fechada, engravatada, e “cara de pau”. Nos bastidores, encontramos pessoas carrascas, mentirosas e falsas. Pra mim, isso tem que ser rasgado!Pretendo lidar com essa questão com postura e firmeza, quebrando preconceitos e tabus, com garra e força pra trabalhar. Não vou me curvar.

 

Quais são suas principais bandeiras de luta, e como pretende trazer essas pautas para o trabalho na Câmara Municipal?

Minhas principais pautas de luta  são a população LGBTQ+, o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo ao esporte e turismo (que é muito rico, mas desvalorizado). Quero lutar com a população pelo pobre, pelo agricultor, pelas mulheres pretas, e se preciso, iremos às ruas, gritar pelo nosso espaço. Precisamos construir uma cidade melhor para nossos filhos, nossos netos, não podemos desistir.

 

Saiba mais sobre Ciara Lins em seu perfil: @ciaralinsvereadora

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: