Entidades repudiam declarações racistas de professora da UEPB

By 26 de outubro de 2020Vidas Negras

Que o racismo e o machismo institucional já estão arraigados em nossa sociedade, não é novidade. Que esse mesmo pensamento esteja presente dentro do ambiente acadêmico, também não espanta ninguém. Mas quando insultos racistas e machistas são feitos por uma mulher, negra e docente, o espanto é ainda maior.

Francinete Fernandes de Sousa, que atualmente leciona no curso de Pedagogia, no Centro de Humanidades (CH) da UEPB, em Guarabira, e pasmem, também faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-I), perdeu o bom senso, a educação e a oportunidade de nos mostrar que o mundo acadêmico está acima das picuinhas e das rixas eleitorais.

Num áudio da professora, amplamente divulgado na imprensa e nas redes sociais, Francinete usa de termos racistas e machistas ao se referir à Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, que recentemente foram eleitas para a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba. No áudio, que pode ser ouvido aqui, na íntegra, Francinete ataca as duas mulheres: “Mulheres o que? As mulheres safadas. Mulher que só vivia pendurada nas plásticas, nas festas e não tem nada dela de trabalho. A outra, a negra velha, podre”, e reafirma aquilo que já é de conhecimento geral da nação, pensamentos desse nível estão completamente alinhados com a ideologia da extrema direita: “Agora, quero que Bolsonaro ganhe em todos os cantos desse País, porque esse País merece bolsonarista”.

Depois da repercussão do caso, a professora Francinete apagou suas redes sociais e fez um pedido informal de desculpas. Confira o áudio.

“Não deveria ter falado, falei no privado para uma colega. Peço desculpas à professora Ivonildes e à professora Célia, e à Universidade.
Me envergonho, sou uma mulher negra, que luto pela causa negra, e não poderia ter falado isso de forma alguma”, diz no áudio.

O Comitê de Cultura Popular da Universidade Estadual da Paraíba, e o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica – NERA/UEPB, Campus II/Lagoa Seca lançaram notas de repúdio às declarações e em solidariedade às professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca.

Confira aqui:

nota cpc (1)

Nota de Repúdio do NERA UEPB (2)

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: