Gordofobia? Preconceito? Inveja? Por que as pessoas ficam mais simpáticas com quem perde peso?

By 28 de janeiro de 2021Cultura, Lute como uma garota

Perder peso é uma meta que atinge milhões de brasileiros. Para além da questão estética, perder peso também é uma questão de saúde em alguns casos. Mas o fato é que a discussão chegou em outro nível. A atriz e comediante Rebel Wilson, de 40 anos, declarou que as pessoas passaram a tratá-la melhor e a serem mais simpáticas após ela ter emagrecido.

Em entrevista ao site Hollywood Life, Rebel, que estrelou a franquia “A Escolha Perfeita”, revelou que eliminou 27 quilos. “Às vezes, quando você é maior, as pessoas não olham duas vezes para você”, ressaltou. E continuou: “Agora que estou em boa forma, as pessoas constantemente se oferecem para carregar as minhas compras até o carro e seguram portas para mim”. E eu me pergunto: ‘É assim que as pessoas vivem o tempo todo?”, resumiu ironicamente.

A ponderação de Rebel vai de encontro a milhares de crianças, jovens e adultos que todos os dias são constrangidas apenas pelo peso que tem. As pessoas costumam se incomodar muito mais com o peso alheio com pessoas que são gordas. Pessoas magras não ouvem comentários do tipo: “você precisa se cuidar”. No Brasil, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos, de acordo com os critérios adotado pela OMS para classificar a obesidade infantil, e isso sim é um problema, que vai desde à má educação alimentar, falta de atividade física e especialmente, consumo exagerado de alimento com alto teor de gordura saturada, sódio e outros ingredientes que nem sabemos exatamente quais são, mas que são baratos e acessíveis.

Preparar uma refeição balanceada, com muitas verduras, legumes, arroz e feijão, requer tempo e dinheiro. Sim, dinheiro: meio quilo de salsicha e um pacote de macarrão são infinitamente mais em conta do que arroz e feijão. E nem estamos listando as proteínas aqui.

O problema da obesidade também passa pela questão social. Mas não só.

Cada corpo é único, e algumas pessoas simplesmente não conseguem emagrecer, por mais que tentem. E sabe o mais curioso? Elas decidiram parar de brigar com a balança, assumir os quilos extras e serem felizes assim.

Antes de questionar, acusar, apontar, ou rir de alguém que está acima do peso (dentro daquilo que a mídia e o senso comum consideram como ideal), se pergunte antes: O que eu tenho a ver com isso?

da redação

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: