Um fato triste e extremamente grave aconteceu nesta quarta-feira (10) na cidade de Campina Grande. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande trocou os corpos de duas pessoas que faleceram por conta da Covid-19 e, após descobrir o erro, colocou a culpa em um dos familiares das vítimas.
O caso abre uma série de questionamentos: as pessoas internadas na cidade não tem uma ficha? A Secretaria de Saúde de Campina não tem controle de quem atende? Todas as identificações das vítimas dependem exclusivamente de reconhecimento familiar? Quantos erros destes que não foram identificados e culminaram em várias famílias que velaram e sepultaram um corpo que não era do seu ente querido?
A única resposta que nos resta neste momento é a nota da Secretaria de Saúde apontando a culpa do equívoco e a responsabilidade da família de cometer “o engano, em função do estado de emoção, ao reconhecer o corpo”.
Confira abaixo a nota.
NOTA – Secretaria de Saúde de Campina Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande traz esclarecimentos a respeito do episódio em que um familiar cometeu equívoco, ao fazer o reconhecimento do corpo de uma vítima da covid-19, no Hospital Municipal Pedro I.
A sobrinha do senhor Agostinho Alves dos Santos identificou o senhor Antônio Pereira de Lima como sendo o seu tio. A própria sobrinha assinou o termo de reconhecimento.
A Secretaria de Saúde reforça que o reconhecimento do corpo é um ato extremamente importante e de responsabilidade do familiar. A Secretaria acredita que a pessoa possa ter cometido o engano, em função do estado de emoção, ao reconhecer o corpo.
Para realizar o procedimento com segurança, a pessoa recebe Equipamentos de Proteção Individual e é acompanhada por um supervisor da unidade hospitalar.
A Secretaria de Saúde informa, ainda, que está tomando todas providências para que os corpos sejam entregues às suas respectivas famílias, para realização do sepultamento.
Por fim, a Secretaria se solidariza com os familiares e esclarece que vai abrir uma sindicância para apurar possíveis responsabilidades de servidores.