O impacto assustador da maternidade! Metade das mães de filhos pequenos conseguem emprego no Brasil

By 18 de março de 2021Lute como uma garota

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chamado Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil mostrou a dificuldade que muitas mulheres enfrentam até hoje para encontrar trabalho depois da chegada dos filhos.

A pesquisa, que analisou dados internos do IBGE, referentes a 2019, indicou que o nível de ocupação de mulheres entre 25 e 49 anos que vivem com crianças até 3 anos de idade é bem mais baixo do que aquelas que não têm pequenos em casa no Brasil. Apenas 54,6% das entrevistadas conseguiram um emprego para ajudar no sustento da casa, já nos domicílios sem crianças menores de 3 anos, esse número chega a 67,2%.

A desigualdade cresce ainda mais ao olhar os dados com um recorte racial. Segundo a pesquisa, mulheres pretas ou pardas com filhos de até 3 anos de idade apresentam ocupação de menos de 50%, enquanto a das brancas chega a 62,6%.

Os números assustadores têm algumas explicações. Um dos principais motivos da falta de tempo feminina para dedicar-se a compromissos fora de casa, como o trabalho, é a falta de divisão de tarefas na rotina diária. Em 2019, o IBGE já mostrava que as mulheres se dedicavam o dobro do tempo, em comparação aos homens, aos cuidados domésticos, sendo no total 21,4 horas contra 11 horas por semana. Com a pandemia, a tendência é que, atualmente, esses números estejam ainda mais discrepantes, já que 90% das mulheres teve a vida profissional modificada desde o início do isolamento social.

O resultado impacta diretamente na renda da população feminina do pais, afinal, com menos tempo livre além dos cuidados com os filhos e a casa, é quase impossível encontrar um trabalho. Não é a toa que as mulheres que dedicam 24 horas por semana aos afazeres domésticos são as mesmas que integram o grupo de 20% da população com menores rendimentos.

Leia mais

Estudo do IBGE revela que mulheres paraibanas são as que mais sofrem no país com desigualdade no trabalho domestico

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: