E quando a mãe “não tem leite”? O desabafo de Simone e o paralelo com a realidade de milhares de mulheres brasileiras

By 14 de abril de 2021Lute como uma garota

Que a amamentação é o melhor alimento para o bebê, não há discussão. Mas existe um assunto tabu que poucas vezes é mostrado na sua essência: a dificuldade das mães em amamentar. Mastites, falta de apoio e estrutura, ansiedade e até depressão pós parto são fatores que colocam em risco uma amamentação saudável. E a pressão social para que todas as mães amamentem, torna tudo ainda mais problemático.

Por isso que o desabafo da cantora Simone, da dupla com Simaria, é de extrema importância para encorajar mulheres e jogar luz sobre um assunto tão pouco debatido.

A sertaneja, que está afastada do The Voice Kids após o nascimento de sua filha, compartilhou em suas redes sociais um relato sobre os desafios da nova rotina de adaptação com a caçula Zaya, segunda filha com o empresário Kaká Diniz. Ela abriu o jogo sobre a fase de adaptação com a bebê, que nasceu em 22 de fevereiro em Orlando, nos Estados Unidos. Como Zaya tem gerado motivo de preocupação, Simone foi às redes sociais para contar seu relato.

Em uma sequência de vídeos no Instagram, Simone desabafou sobre não ter leite para amamentar a sua filha Zaya e revelou sua preocupação com a sua filha já que a menina não se adaptou às fórmulas prescritas. “Quando eu vim de Orlando eu trouxe na mala três latas de leite que era o complemento que a Zaya estava tomando, junto com o meu peito, porém, infelizmente, eu não tenho leite. Zerou. Com o Henry foi da mesma forma, também não tive leite, só consegui amamentar o Henry por 15 dias”, desabafou.

Paralelo

O relato da cantora é importante para abrir a discussão sobre como lidamos com um assunto tão sério e como as mulheres em situações mais vulneráveis podem conviver com um problema desses sem alternativas financeiras, como relatadas por Simone.

Além de uma dieta que garanta a saúde da mãe que amamenta, é imprescindível um ambiente que proporcione segurança, conforto e amparo. Quando nada disso é possível, amamentar se torna uma tarefa árdua.

As fórmulas citadas pela cantora não fazem parte da condição financeira da maioria das mães brasileiras, mas é importante deixar claro que amamentar é antes de tudo, um gesto de amor e altruísmo, e portanto, não deve ser uma imposição. Mas e quando as mães, por um motivo ou outro, não conseguem amamentar?

O desabafo de Simone pode abrir luz para a discussão sobre o tema, que assim como outras questões que afetam diretamente o universo feminino, não devem mais ser tratados com superficialidade.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: