Comentário racista revolta torcedores e CBF afasta narrador do campeonato brasileiro feminino

Além de ter que lidar com a falta de apoio, patrocínio, e o próprio machismo dentro do esporte, as atletas do futebol feminino ainda precisam conviver com o racismo.

Durante o Campeonato Brasileiro Feminino, o Bahia enfrentava o Napoli, neste domingo (25), quando um comentário racista foi feito durante a transmissão do MyCujoo e CBF TV.

Ainda no primeiro tempo da partida, o comentarista Edson Florão afirmou que o cabelo das jogadoras do Bahia eram “exóticos” e fez uma comparação das atletas com a cantora Margareth Menezes.
Após um questionamento de um torcedor, o narrador Paulo Cezar Ferrarin ainda defendeu o companheiro e afirmou que é muito “mimimi”.
“Acaba tendo que rifar a bola, facilitando especialmente o sistema defensivo da equipe do Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos, pelo menos uma meia dúzia. A Aline tem o cabelo mais exótico me parece dessa equipe do Bahia”, falou Florão. As atletas em questão são negras.
“Verdade. Eu estava até brincando com esses cabelos, parecia a Margareth Menezes. (…) Grande abraço aqui para o Paulo (o espectador que reclamou). Oh, Paulo, que isso. A gente falou inclusive, estamos aqui com o pessoal do Bahia, das aparências. Se o Paulo achar que é um comentário xenofóbico comparar as artistas, que são maravilhosas, que a gente falou da Margareth Menezes, poderíamos citar alguém… a Daniela Mercury, outros tantos”, disse completou o narrador.”
Após a repercussão nas redes sociais, os dois foram afastados das transmissões do Brasileirão feminino. O jogo terminou empatado em 2 x 2.

 

com informações do IBahia

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: