Na PB: 1º semestre de 2021 supera em 170% o total de mortes maternas causadas pela Covid-19 em relação à 2020

O primeiro semestre de 2021 superou em 170% o total de mortes maternas provocadas pela Covid-19 na Paraíba em relação à todo o período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 45 mulheres morreram durante o parto e puerpério no estado e destas, 27 foram causadas pela Covid-19, e só uma delas, havia sido imunizada. Em 2020, foram notificadas 10 mortes maternas causadas pela doença.

Campina Grande e João Pessoa, registraram, cada um, 2 mortes maternas por covid em 2020. Os outros seis municípios também registraram: Água Branca, Cabedelo, Cuitegi, Mamanguape, Riacho dos Cavalos e Santa Rita.

No levantamento do primeiro semestre, os números assustam: Campina Grande registrou 5 mortes; seguido por João Pessoa e Santa Rita com 4 óbitos cada uma. Outros 16 municípios paraibanos notificaram mortes maternas causadas pela Covid-19.

Os números foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado e mostram que a realidade da Paraíba não está distante da nacional.

A epidemia de covid-19 no Brasil já matou pelo menos 1.461 grávidas, sendo 1.007 apenas neste ano, segundo dados oficiais compilados pelo Observatório Obstetrício Covid-19.

As grávidas são sim um grupo de risco. Independente de decretos governamentais, é preciso ligar o sinal vermelho. O vírus não respeita decretos, nem normas, nem toque de recolher.

Acompanhe o calendário para vacinação de grávidas e puérperas em sua cidade.

Se previnam, fiquem em casa, só saiam se for muito necessário. Se forem sair, usem máscara, não aglomerem e redobrem os cuidados com a limpeza das mãos.

 

Leia mais:

 

Alta de covid-19 em grávidas cria ‘legião de bebês prematuros’ no Brasil

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: