Agosto Dourado: rota domiciliar é destaque em Posto de Coleta de Leite de Mamanguape

By 11 de agosto de 2021Paraiba

Dourado, ouro, energia, amor, são alguns dos nomes atribuídos ao leite materno. Mas, certamente, a denominação que melhor o define, diante da sua função maior, é salvar vidas. A enfermeira, Emanuelle da Silva, de 37 anos, sabe disso. Tanto sabe que, além de amamentar o filho João, de quatro meses, é doadora desse líquido tão precioso.

Semanalmente, ela doa meio litro de leite materno para o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Geral de Mamanguape, por meio da equipe da Rota Domiciliar.

“Fico muito feliz e sou privilegiada em poder ajudar outras pessoas. Tenho amigas que tiveram bebês prematuros e acompanhei o sofrimento delas. Só de ver que meu leite está salvando vidas como a deles, é maravilhoso”, disse Emanuelle.

A enfermeira mora na Aldeia Benfica, no município de Baía da Traição. Um lugar de difícil acesso e distante. São cerca de 60 km (ida e volta) de Mamanguape, de onde a equipe da Rota vem, toda semana.

Mas, o desafio da equipe não para por aí. Os profissionais percorrem diferentes cidades do Vale do Mamanguape que é formado por 12 municípios e tem cerca de 160 mil habitantes. O objetivo do trabalho é oferecer às nutrizes (mulher que está amamentando), a humanização do atendimento em casa, possibilitando a doação do excedente do seu leite.

A emoção da mãe doadora, na Baía da Traição, foi estendida à coordenadora do Posto de Coleta, Amanda Figueiredo. “A gente que trabalha com a doação de leite percebe o que cada gotinha representa. Um mililitro de leite já serve para alimentar um bebezinho na UTI. É de uma sensibilidade enorme. Então, não tem como a gente não se emocionar com essa energia que salva vidas, que é amor, doação. doação de vidas”, frisou.

Além do serviço da Rota Domiciliar, o Posto de Coleta de Mamanguape, que é vinculado ao Banco de Leite Humano Anita Cabral, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolve outras atividades, entre elas, preparar a gestante para amamentação; oferecer orientações sobre autocuidado com a mama puerperal; cuidados ao amamentar; posição e sucção; coletar, armazenar e repassar o leite humano para o Banco de Leite. O contato do Banco de Leite de Mamanguape é (83) 3292-9056.

 

da Secom/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: