O evento virtual acontecerá entre os dias 18 e 22 de agosto e contará com oficinas, bate- papos e apresentações de mulheres que são referências na Cultura Popular em todo o Brasil.
Criado para fortalecer e enaltecer a contribuição de grandes potências femininas, o Festival Capulanas nasce como um grito de liberdade e de maior reconhecimento das muitas mulheres – de força e resistência – que fazem a cultura popular.
O Festival, produzido pelo Ponto de Cultura Maracastelo, acontecerá de forma totalmente virtual entre os dias 18 e 22 de agosto, com transmissão pelo Youtube e Instagram, e contará com a presença de mulheres representantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Pará, São Paulo e Maranhão.
Escolhemos o nome Capulanas por fazer referência ao tecido usado por mulheres africanas, que, hoje, representa um patrimônio cultural e instrumento de legitimação do poder feminino por várias gerações. No Brasil, é utilizado nos cultos e rituais das religiões de matriz africana.
O evento de difusão e valorização e reverência as raízes da ancestralidade feminina brasileira, afro-brasileira e afro-indigena tem como destaque a representatividade das mulheres da Cultura Popular, trazendo grandes nomes de artistas como Mãe Beth de Oxum, Mestra Ana do Coco, Renata Rosa, Mestra Joana, Vó Mera, Mestra Alessandra Ribeiro, Rainha Marivalda, Bartira Menezes, Mestra Tina, Isabelle Caldas, entre outras grandes referências da atuantes na cena.
O Festival Capulanas será totalmente virtual devido à situação de Pandemia da Covid- 19. As apresentações e bate- papos serão abertos ao público e transmitidos pelos canais de Youtube e Instagram do Coletivo Maracastelo, enquanto as oficinas, que terão vagas limitadas, serão disponibilizadas exclusivamente para mulheres e acontecerão por meio da plataforma Meet.
A programação do Festival Capulanas contará com oficinas de cultura popular, apresentações e bate- papos para discutir sobre a representatividade das mulheres na Cultura Popular e no Maracatu.
Acompanhe a programação completa:
Oficinas:
- Receita de Coco- Ella Nepomuceno
- Batuques que vem do norte- Larissa Medeiros
- Jongo- Bianca Lúcia
- Na Língua de zambi- Mônica santos
- Ritmos Maranhense- Bartira Menezes
- Cavalo Marinho- Mestra Tina
- Cantos Ancestrais de Jurema e Candomblé Jurema- Isabelle Caldas
- Maracatu Leão Coroado- Karen Aguiar
Bate Papos:
- ‘Mulheres na Cultura Popular’, no Instagram- Mestra Alessandra Ribeiro, Mestra Mãe Beth de Oxum, Mestra Ana do Coco e Vó Mera.
- ‘Mulheres no Maracatu’, no Youtube- Rainha Marivalda, Mestra Joana, Karen Aguiar, Isabelle Caldas e Angela Gaeta.
Apresentações
- Baque Mulher SP/PE
- Jongo Dito Ribeiro
- Coletivo Maracastelo
- Odete de Pilar
- Vó Mera e Suas Netinhas
- Lais de Assis com Renata Rosa
- Coco de Umbigada
Este projeto está sendo realizado com recursos oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) via chamamento público do Município de João Pessoa Nº 005/2020 – Fundação Cultural de João Pessoa.