Mostra será realizada de setembro até novembro pela MPC Filmes em parceria com 27 universitários de todo o Brasil
Uma Mostra de cinema formatada para a realidade atual, o Cinema nas Redes usará o Instagram como sua principal plataforma. Realizada pela MPC Filmes, com produção de estudantes universitários dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a mostra promoverá a exibição de filmes e debates com a temática Mulher, entre os meses de setembro e novembro.
Cada estudante realizará 8 live-debates em seus perfis no Instagram, e terá como convidados realizadores dos filmes e especialistas na temática proposta. Os filmes serão disponibilizados por links, de forma gratuita, no perfil dos Agentes Mobilizadores e da MPC Filmes, para quem quiser assistir. As próximas live-debates serão dias 23 e 24 de setembro e 16 de outubro, respectivamente nos perfis dos universitários de Alagoas, Espírito Santo, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Entre os títulos selecionados estão Mexeu com uma, mexeu com todas, de Sandra Werneck, que reúne depoimentos de mulheres que sofreram abuso sexual, além dos curtas Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno, com mulheres do Movimento Feminista Surdo, e da animação Carne, de Camila Kater.
Entre os universitários estão estudantes dos cursos de Direito, Antropologia, Jornalismo, Letras, História, Música, Ciências Sociais, Artes Visuais, Geografia, Produção Audiovisual, Gestão Pública e Enfermagem. Eles foram contratados para serem os Agentes Mobilizadores da Mostra em suas cidades. Para saber a programação das exibições e debates, basta seguir os perfis da MPC Filmes (@mpcfilmes) ou dos respectivos estudantes em cada cidade (lista abaixo).
O projeto é produzido pela MPC Filmes e conta com patrocínio do Instituto CNP Brasil, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sinopses dos Filmes
Mexeu com uma, Mexeu com todas, de Sandra Werneck (Documentário, Brasil, 70’, 2017) Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FYjMWz9f79k
Sinopse: Reunindo depoimentos de vítimas e sobreviventes, o documentário coloca em pauta o abuso sexual. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha – que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher -, a nadadora Joana Maranhão, a ex-modelo Luiza Brunet, a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas, relatando os episódios sofridos e analisando o fenômeno generalizado da culpabilização da vítima e da intimidação como forma de evitar denúncias contra os agressores. Da mesma forma, avalia-se a necessidade de renovar os conceitos definidores da masculinidade.
Carne, De Camila Kater (Documentário, Brasil / Espanha 12’, 2020) Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8MW4EbAB7Sg
Sinopse: Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Cinco mulheres compartilham experiências íntimas e pessoais sobre sua relação com o próprio corpo desde a infância até a terceira idade.
Seremos Ouvidas (Documentário, Brasil, 13’, 2020) Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tbKe3OyT0jc
Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.
Próximas live-debates:
Data: 04/10, segunda-feira, às 19h
Estado: Paraíba
Instagram: @anasantosrsistencia Agente: Ana Margarida, estudante de Antropologia
Filme: Carne Debatedores/as: Ingrid Rodrigues Cirino, formação em Ciências Sociais/UFPB, cursa Mestrado/UFPE. – Confirmar Intérprete de Libras.
Data: 05/10, terça-feira, às 19h
Estado: Paraíba
Instagram: @anasantosrsistencia Agente: Ana Margarida, estudante de Antropologia
Filme: Seremos Ouvidas Debatedores/as: Larissa Nepomuceno/Diretora – Confirmar Intérprete de Libras. Próximas datas: 13/10 – Debatedoras: Defensora Pública, NEP-Flor de Mandacaru-Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru. Assessoria Jurídica Universitária Popular/UFPB. – Confirmar Intérprete de Libras.
da assessoria