Câncer de mama: 40% das pacientes com câncer de mama não retornam ao trabalho dois anos após diagnóstico

By 3 de novembro de 2021Brasil, Lute como uma garota

O mês alusivo ao Câncer de mama acabou, mas outro tema é permanente: a alta taxa de mulheres que não retornam ao trabalho após vencerem a doença.

Uma pesquisa feita pela Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostra que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%, logo, 40% acabam não retornando para suas atividades. Esse número é maior do que na Holanda, por exemplo, onde o Coronel Institute of Occupational Health, em Amsterdã, fez o mesmo estudo e constatou que o número de pacientes que não se recolocam chega a 36%.

O tratamento mais extenso e rigoroso que outros tipos de doenças oncológicas é apontado como uma das razões. Outras podem estar ligadas ao próprio ambiente de trabalho pouco acolhedor e inclusivo.

De acordo com o estudo, a falta de ajustes no ambiente de trabalho, condição necessária para que o paciente possa lidar com os efeitos adversos do tratamento ou a falta de tempo para exames e consultas, foram os principais fatores de saída do emprego: só 29% das pacientes que participaram da pesquisa conseguiram esse tipo de flexibilização.

“Por não garantir uma estabilidade no emprego, como em casos de gestantes, o paciente oncológico já com emocional abalado, tende a ser mais prejudicado, visto que não há uma lei específica para pacientes com câncer”, afirma Lu Braga. “Porém, a demissão não pode ocorrer em razão de discriminação pelo fato de o empregado ter alguma doença grave”, completa.

Apesar do número de empresas brasileiras engajadas com a campanha Outubro Rosa aumentar a cada ano, ela comenta que é ainda preciso fazer um trabalho de mais conscientização com os colaboradores da empresa e pensar em adaptações e flexibilização necessárias para acolher essas mulheres.

E é sempre bom lembrar: “O câncer tem cura e o melhor remédio é a prevenção”, finaliza Lu Braga. Com o avanço da medicina, após diagnosticada a enfermidade, a média de cura para a paciente com câncer de mama é de até 75% – com 95% de chances em casos em estágio inicial.

do site Valor Investe

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: