A pandemia fez as mulheres reavaliarem suas vidas e carreiras. Isso é o que aponta uma pesquisa da Pearson realizada em seis países para entender como o cenário de Covid-19 no mundo afetou a vida das mulheres tanto na carreira como na vida pessoal.
De acordo com o levantamento, no Brasil, 84% das mulheres afirmaram que estão usando este período como uma oportunidade para rever suas vidas e, principalmente, suas carreiras.
Avaliando por faixa-etária, os resultados mostram que o número passa para 86% entre as brasileiras da chamada Geração Z (entre 14 e 24 anos), 84% para as Millenials (25 a 40 anos), 79% para as Geração X (40 a 60 anos) e 89% para as Baby Boomers (nascidas entre as décadas de 60 e 70).
Quando questionadas sobre o que pretendem fazer, mulheres de diversas gerações e países responderam que planejam tomar as medidas necessárias para iniciar seus próprios negócios já em 2022.
No Brasil, elas também apresentaram essa percepção, com 30% entre as mulheres da Geração Z, 33% para as Millenials, 37% na Geração X e 41% para as Baby Boomers.
Ainda de acordo com a Pearson, 87% das entrevistadas acreditam que têm menos oportunidades do que os homens no mercado de trabalho. E mais de 90% acreditam que problemas financeiros colocaram as mulheres em situação de violência doméstica durante a Pandemia de Covid-19.
Ao todo foram ouvidas mil mulheres a partir de 18 anos. As entrevistas online aconteceram entre agosto de setembro de 2021.
com informações da CNN