Em João Pessoa: VII Arrastão da Consciência Negra Maracastelo acontece neste sábado

By 17 de novembro de 2021Cultura, Lute como uma garota, Paraiba

Com o retorno de algumas atividades presenciais, o Ponto de Cultura Maracastelo realizará o VII Arrastão da Consciência Negra Maracastelo. Em 2020 o evento, que já é tradição entre os apreciadores da cultura popular afro-brasileira,  não aconteceu devido ao cenário alarmante da pandemia da Covid-19. 

O Arrastão da Consciência Negra é um evento anual, independente e já tradicional para o Maracastelo, acontecendo desde 2014. Este ano, o Ponto de Cultura Maracastelo poderá realizar a sétima edição do Arrastão da Consciência Negra Maracastelo. O evento acontecerá neste sábado, dia 20 de novembro, a partir das 15h nas ruas de João Pessoa. Com concentração no CRJ Rangel, localizado na Avenida Mourão Rangel, 517, o arrastão percorrerá o trajeto Varjão- Rangel, iniciando na Praça da Amizade e seguindo o percurso até a Casa de Cultura Vó Mera.

Após quase 2 anos sem atividades presenciais, o Maracastelo está retornando aos poucos a levar o seu baque para as ruas da cidade com atividades de valorização da cultura popular afro- brasileira . Para isso, estão tomando todas as precauções necessárias para a realização do evento que acontecerá ao ar livre e com o uso de máscara, de acordo com os protocolos de prevenção da Covid-19.

“Nesse dia, nós nos reunimos para fazer zoar os tambores, saudando nossos mais velhos e pedindo licença pra passar. Vamos exaltar nossa origem africana e enaltecer as manifestações tradicionais afro-brasileiras.”, é o que afirmam em suas redes sociais ao convidarem toda a população paraibana para acompanharem o arrastão. 

Ainda sobre o evento que carrega a pauta da consciência negra, o arrastão“ é o momento de reverenciar toda a contribuição do povo negro para a sociedade brasileira, a resistência que nos permitiu fazer Maracatu e outras expressões da matriz africana ainda hoje. É o momento de refletir nosso papel contra o racismo e compartilhar dessa força com a comunidade.” reiterou Angela Gaeta, mestra e gestora do Maracastelo.

Na sétima edição, que marca o retorno do Maracastelo em meio às dificuldades impostas pela pandemia, o evento contará com a parceria do Urso Amigo Batucada (Varjão- PB),  e da Casa de Cultura de Vó Mera (Varjão- PB).“Para nós é uma honra e uma responsabilidade estar com o Maracatu nas ruas, levando um pouco dessa história de lutas e glórias que faz parte da cultura do nosso país e que precisa ser mais valorizada pela nossa sociedade e pelo poder público. Arreda do caminho, lá vem o Maracastelo!”, afirmou Angela.

 

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: