De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 1.600 homens tiveram o pênis amputado ou parcialmente amputado em 2019 por falta de higienização adequada nessa região do corpo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o tumor de pênis causa 458 óbitos a cada ano no Brasil.
Já falamos sobre isso aqui, e fomos bombardeadas com homens indignados! Ora, se você não consegue lavar seu próprio pênis, a culpa é nossa?
O médico Luiz Otávio Torres, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, é bem direto ao explicar a principal forma de prevenção do câncer que afeta o órgão sexual masculino: “O único tumor que você pode evitar com água e sabão é aquele que acomete o pênis“. Parece simples e óbvio, mas não é! Fazer a higiene dessa parte do corpo ainda é uma barreira importante para parte significativa dos homens.
“A gente sabe que a saúde masculina é cercada de tabus. E isso se inicia na infância, quando vestimos os meninos de super-heróis e reforçamos a mensagem de que eles são autossuficientes e não precisam ter medo”, comenta o cirurgião Gustavo Guimarães, diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica, em São Paulo.
“Desde muito cedo, nós, homens, aprendemos que devemos ser infalíveis e indestrutíveis. Ou pelo menos achamos que essa é a verdade”, completa o médico, que também é coordenador geral dos Departamentos Cirúrgicos Oncológicos na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Outro exemplo de como esse assunto é sensível, cercado de mitos e ainda causa estranhamento foi o episódio ocorrido em São Paulo no dia 19 de novembro: o governo paulista retirou das estações de metrô uma campanha que alertava para a importância da higiene do pênis, após uma moção de repúdio de um deputado estadual.
Apesar do consenso entre especialistas do Brasil e do mundo, o principal método de prevenção do câncer de pênis causou um debate intenso nos últimos dias: uma campanha intitulada “Lave o Dito Cujo” foi retirada do Metrô de São Paulo após uma reclamação formal feita pelo deputado estadual Tenente Nascimento (PSL).
As imagens, espalhadas pelas estações do serviço de transporte público paulista, chamavam a atenção para a higiene do pênis. Eles fazem parte de uma ação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e da saúde masculina de forma geral, feita pelo Instituto Lado a Lado, uma organização sem fins lucrativos que atua na área da saúde.
As ilustrações, que podem ser vistas abaixo, foram feitas por diversos artistas e retratam o pênis e o mote da campanha (“Lave o Dito Cujo”) de diferentes maneiras.
O instituto informa que 15 totens informativos foram instalados na quinta-feira (18/11) e retirados no dia seguinte. O principal motivo para a remoção teria sido uma moção de repúdio feita por Nascimento na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
No texto, o deputado avalia que “esta exposição em um local público de grande circulação, com acesso irrestrito, como uma estação do Metrô, é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira“.
Do lado de cá, o projeto de um dia para celebrar o Orgulho Hétero, como se fosse uma coisa tão difícil que mereça ser celebrada.
Em resumo, a masculinidade frágil, o fanatismo religioso e a falsa noção de moralidade causam mortes e amputações.
Façam suas escolhas.
Da redação, com informações da BBC Brasil