Serviço de Mastologia do Hospital do Bem realiza 119 cirurgias oncológicas em 2021

By 3 de janeiro de 2022Paraiba

O Hospital do Bem – unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos – realizou, em 2021, 119 cirurgias mastológicas, sendo 39 mastectomias radicais com linfadenectomia axilar, 21 mastectomias simples com linfadenectomia seletiva guiada (linfonodo sentinela), seis procedimentos de quadrantectomias com linfadenectomia seletiva guiada, oito linfadenectomias axilar unilateral e 45 setorectomias de mama em oncologia. Em função da pandemia do Covid-19, a unidade teve que suspender durante dois meses os procedimentos cirúrgicos, mas todas cirurgias programadas foram realizadas.

O mastologista Thiago Pereira Alencar, responsável pelos procedimentos cirúrgicos, lembra que durante os dois meses em que as cirurgias foram suspensas as pacientes continuaram o tratamento com a equipe multiprofissional do Complexo. “Graças ao trabalho em equipe, junto à Dra. Nayarah Castro, encaminhamos as pacientes primeiro para quimioterapia e depois realizamos a cirurgia, portanto, sem prejuízo de assistência”, reitera o médico, agradecendo a todos que fazem esse serviço funcionar no sertão da Paraíba.

Ele lembra que em 2021 houve momentos difíceis por causa da pandemia, mas com a colaboração de todos e boa vontade foi possível realizar um bom trabalho. “Gostaria de agradecer a todos que fizeram esse serviço funcionar. Ao nosso anestesista Augusto Márcio, com toda sua eficiência, humanidade e disponibilidade, grande responsável pelo sucesso das nossas cirurgias. À Dona Meirinha e à Keyla, que têm os maiores corações que conheço e que dão um grande apoio às nossas pacientes. À oncologista Dra. Nayarah, sempre muito solícita e eficiente e com excelentes resultados que nos deixam orgulhosos por serem tão bons quanto os dos grandes centros de referência. A todos da Oncoradio, a equipe de nosso bloco cirúrgico, que é esforçada, eficiente e competente, que contribuiu para tornar o nosso serviço muito maior. À Silvana do RH, que nos ajuda sempre com a melhor boa vontade do mundo; aos meus alunos da Liga de cirurgia da Unifip, que são meus auxiliares e dão uma grande ajuda no nosso serviço; e, por fim, ao nosso diretor geral, Francisco, e nossos coordenadores que nos ajudam a entregar melhores resultados. Esse ano avançaremos ainda mais”, disse Thiago Alencar.

“Em nenhum momento, nestes dois anos, suspendemos nossas atividades no serviço de oncologia, pois sabemos da importância de não interromper o tratamento. Tivemos apenas dois meses de cirurgias suspensas, para a própria proteção de nossos pacientes. Tivemos também que rever procedimentos, adotar medidas mais restritivas, a exemplo de não permitir que acompanhantes ficassem na sala de quimioterapia, mas conseguimos atender a demanda e dar a assistência devida aos pacientes”, complementa o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que com a reforma e modernização do bloco cirúrgico da unidade, a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos será ampliada.

 

Secom/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: